Em
junho de 2013, um projeto feito pelo estudante Diego Monteiro, da UPE -
Universidade de Pernambuco Campus Salgueiro, para ser implantada a UPE
em Araripina com o curso de Arquitetura, foi enviado ao deputado Rodrigo
Novaes que fez indicação na Alepe - Assembleia Legislativa de
Pernambuco, através da indicação nº 6489/2013 e aprovada pelos
deputados, com apoio do deputado Raimundo Pimentel que se mostrou firme
para lutar pelo campus em Araripina.
Contudo, o estudante tentou apoio
do prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, para auxiliar no projeto já
que é primo do ex-governador, Eduardo Campos. O estudante afirma que ficou
estarrecido com a reação da prefeitura que não fez nada para apoiar esse
projeto importante para Araripina e o Sertão do Araripe.
- "Liguei inúmeras vezes para a prefeitura de Araripina para tentar falar com o prefeito, mas em todas as vezes recusaram falar comigo e sempre havia desculpas", disse o estudante.
Sem apoio do município, torna-se difícil que a UPE seja implantada na cidade e os estudantes permanecem a sofrer sem faculdade pública.
Segundo Diego Monteiro, esse projeto teve várias recusas da prefeitura: - "Falei com chefe de gabinete e secretária e sempre davam desculpas para não conversar comigo. Quanto ao prefeito, consegui falar e até deu e-mail dele para eu mandar o meu projeto, mas não respondeu e vereadores foram falar com ele durante reunião da Câmara e ele disse não ter sabido disso", acrescentou o estudante.
Diversos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Josias Inojosa de Oliveira - Erjio, ficaram indignados com a situação e até fizeram um abaixo-assinado enviado ao ex-governador. A UPE possui Campus em Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina, exceto Araripina.
Sempre os alunos têm que recorrerem para cidades onde há UPE como Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada em busca de faculdade pública. Todo ano, alunos de Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri e Exu trancam suas faculdades e voltam para suas cidades por não poderem continuar onde passaram no vestibular por falta de condições de permanecerem morando fora. Os que possuem condições vão para o Ceará e Piauí. A população sente-se discriminada pelo ex-governador por ser a única região do estado a não ter UPE. A UPE Araripina beneficiará todo o Sertão do Araripe, além de cidades do Ceará e Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário