(FOTO/Roberto Soares) |
A presença da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan, no Recife, nesta quarta (24), mereceu registro da deputada Socorro Pimentel (PSL). A parlamentar, que participou da visita ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), usou a tribuna no Pequeno Expediente para relatar as recomendações feitas pela representante do organismo internacional, pela manhã. “Ficou claro que o mosquito Aedes aegypti é resistente, tenaz e de difícil combate”, afirmou.
Pernambuco foi escolhido para a agenda por ser o Estado com o maior número de notificações de microcefalia: foram 1.601 casos notificados e 209 confirmados, segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Também estiveram presentes ao encontro o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, além do secretário estadual de Saúde, Iran Costa, e do secretário da pasta no Recife, Jailson Correia.
“Margareth, que é sanitarista, defendeu que sejam feitos estudos aprofundados sobre a relação do zika vírus com a microcefalia. Ela elogiou o trabalho que o Brasil vem fazendo e disse que o País tem sido transparente ao compartilhar as informações com a OMS, que, por sua vez, as replica para o resto do mundo”, contou Socorro Pimentel. A deputada destacou ainda a agenda da representante da organização no Rio de Janeiro nesta tarde, quando irá à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), centro que desenvolve estudos para combater o Aedes aegypti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário