Encontro reuniu deputados integrantes da comissão especial. (FOTO/Divulgação) |
Acompanhada de alguns deputados membros da Comissão Especial criada para acompanhar os casos de microcefalia no nosso Estado, a deputada estadual Socorro Pimentel (PSL) esteve em reunião com o secretário estadual de Saúde, Dr. Iran Costa, no Palácio do Governo, hoje (14).
O motivo do encontro foi para tomar conhecimento dos procedimentos adotados pelo governo no atendimento às crianças microcéfalas e no apoio às gestantes. Segundo o secretário, o Estado possui, hoje, 23 centros de diagnóstico e tratamento espalhados por todas as regiões, podendo chegar a 30 até março deste ano.
A região do Araripe não realiza o exame gratuito de tomografia, necessário para o diagnóstico da doença, com isso, os bebês precisam ir a Petrolina para realizarem o exame no Hospital Dom Malan. O secretário nos garantiu que fará um grande esforço para que seja realizado o exame gratuitamente também naquela região.
Se já estivesse funcionando, a UPA-E de Ouricuri teria um papel importantíssimo. Seria um centro de reabilitação para esses bebês, mas, para a nossa tristeza, Dr. Iran Costa disse não ter previsão para a inauguração da unidade por falta de recursos.
Ao final das visitas da Comissão Especial nos hospitais de Pernambuco, foi entregue ao Dr. Iran Costa um relatório completo do que foi observado e das deficiências constatadas nas unidades de saúde, para que o Estado possa melhorar o atendimento aos bebês vítimas da malformação congênita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário