Imagem da Revista Veja |
Foi divulgada, nesta quarta-feira (8), a primeira pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República após o primeiro turno das eleições. Encomendada pela Revista Época, o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas mostrou uma mudança de posições comparada ao resultado do último domingo (5). O candidato Aécio Neves (PSDB) apareceu com 54% e Dilma Rousseff (PT) com 46%, ficando uma diferença de oito pontos entre os dois.
Os valores se referem apenas aos votos válidos, ou seja, foram excluídos os eleitores indecisos e que votam em branco. Se somadas essas opções, os números de Aécio e Dilma caem 5% cada. O tucano teria 49% contra 41% de Dilma. Os 10% restantes não sabem ou não responderam à pesquisa.
Rejeição
A rejeição dos candidatos também foi um dos questionamentos perguntados na pesquisa. A petista Dilma Rousseff foi rejeitada por 41% dos entrevistados, enquanto que Aécio Neves não seria escolhido "de jeito nenhum" por 32% das pessoas entrevistadas. Não souberam ou não responderam alcançou 8% e aqueles que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 16% dos entrevistados.
O levantamento do Instituto Paraná Pequisas foi feito entre os dias 6 e 8 de outubro. Foram entrevistados 2.080 eleitores, em 152 municípios espalhados por 19 estados. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR 01065/2014.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 2,2% para mais ou para menos. Isso significa que a probabilidade de a realidade corresponder ao resultado dentro da margem de erro é de 95%. Se a eleição fosse hoje, a votação de Aécio variaria, portanto, de 52% a 56%; e a de Dilma, de 44% a 48% dos votos válidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário