Quem tem domicílio eleitoral em algum município pernambucano e já procurou se informar sobre os candidatos presentes no pleito deste ano deve ter constatado: vários apostaram em colocar nomes inusitados na urna para fisgar a atenção do eleitor. Entre os postulantes a uma vaga para deputado federal, por exemplo, estão Ternurinha (PHS), A Máquina (PTN) e Macaco Tião Marília (PHS). Outro candidato à Câmara Federal vai usar sua semelhança com o presidente norte-americano para ganhar a simpatia do eleitor: Samuel Obama (PSDC).
Pernambuco tem, segundo dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 170 nomes na disputa de deputado federal. Esse número, contudo, pode diminuir caso alguma candidatura seja indeferida ou haja renúncia à disputa. Para deputado estadual, o estado possui, até agora, 537 postulantes.
Alguns candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa decidiram atrelar o nome da urna às próprias profissões, casos de Irmão Pedro O Gary Abençoado (PSC) e Tia da Tortinha (PV). O cozinheiro Daniel Alfredo Carneiro, que também tenta se eleger deputado estadual, é apresentado como Pescador de Baleia (PSOL). Alexandre Show de Bola (PSDC) e Rosana Pancadão (PRB) são mais alguns dos nomes inusitados na disputa.
Com o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, a partir do próximo dia 19 de agosto, outros candidatos que apostam na irreverência devem começar a se tornar mais conhecidos pelo público. Confira, abaixo, a lista em ordem alfabética com 20 nomes que o G1 levantou junto ao TSE, divididos igualmente entre postulantes a deputado federal e deputado estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário