A imunização dos cerca de 87 mil bovinos dos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista,Orocó, Dormentes, Afrânio e Lagoa Grande, no Sertão pernambucano, superou a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura que é de 90%. Na região quase 95% do rebanho recebeu a vacina contra a febre aftosa.
De acordo com a chefe da unidade regional da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) em Petrolina, Maria do Carmo Freitas, este é um número positivo que ajuda na permanência de Pernambuco como zona livre da doença. O próximo passo é buscar os criadores que não realizaram a vacinação. “A gente está indo nas propriedades para saber o que houve com os animais não vacinados, se morreram ou se realmente não receberam a vacina”, afirmou Maria do Carmo.
A chefe da Adagro ressalta que alguns produtores podem ter perdido parte do rebanho, o que seria uma justificativa para ausências nesta campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os criadores que não realizaram a imunização contra a doença deverão pagar multa que varia de R$ 60 a R$ 1,5 mil a depender a reincidência.
“Além da multa, quem deixou de vacinar deverá ter a autorização da Adagro para comprar a vacina, já que o período da campanha já foi encerrado e comunicar o dia da vacinação para que os técnicos da agência possam assistir ao procedimento”, explicou Maria do Carmo Freitas.
Segundo a Adagro, a região faz a cada campanha este percentual de 95% de rebanho imunizado. Em 2013, este índice superou e chegou a 97% de imunização. A próxima etapa de imunização acontecerá em novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário