(FOTO/Divulgação) |
Por MÁRCIO DIDIER
Cinco dias depois de o senador Humberto Costa aparecer na lista dos investigados na Operação Lava Jato, a Executiva estadual do PT resolveu se pronunciar sobre o episódio. Na última sexta-feira (6), o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que fosse investigada a denúncia da Procuradoria-Geral da República de que o petista recebeu irregularmente R$ 1 milhão em 2010.
“Prestamos irrestrita solidariedade ao Senador Humberto Costa, incluído dentre os que serão investigados. Somos testemunhas da sua lisura e honestidade no curso da sua vida pública, ao longo das últimas décadas e compartilhamos da sua indignação diante das fragilidades e contradições que levaram à citação do seu nome”, diz a nota do partido.
“Reafirmamos nossa convicção de que Humberto Costa comprovará a total improcedência da citação de seu nome neste processo investigativo”, complementou o texto.
Na nota de sete tópicos, defendeu a atuação do Governo Federal no combate das denúncias de desvio de dinheiro da Petrobras, e afirma que o caso está sendo enfrentado com vigor e que as irregularidades serão “vencidas como outras mazelas e distorções históricas, a exemplo da fome, no caminho de ser erradicada”.
“Pela primeira vez no Brasil, o Governo Federal estrutura e capacita seus órgãos policiais, correcionais e técnicos para investigar a dar suporte ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. Em nenhum momento se tentou obstaculizar essas investigações indispensáveis, diferente do mau exemplo de gestões passadas”, diz o texto, alfinetando a gestão tucana de Fernando Henrique Cardoso.
Faz, ainda, a defesa da reforma política, apoiando a bandeira do financiamento público de campanha. “A Lava Jato, também expõe as entranhas, as fragilidades e as imperfeições do nosso sistema político e do financiamento empresarial de campanha.”
Por fim, faz uma convocação aos “militantes e lideranças a manter aceso o orgulho petista pelo muito que fizemos pelo Brasil nos governos de Lula e Dilma”. “Conclamamos a todos e todas à participação ativa nas mobilizações em defesa da democracia, da Petrobrás, da Reforma Política. O PT-PE participa e convoca para o ato do dia 13 de março, com concentração às 7h, no Parque 13 de Maio, em Recife”, finaliza o texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário