terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Casos de dengue crescem 40% no estado

(FOTO/ Nando Chiappetta)
Do Diário de Pernambuco

Em uma semana, 70 novos casos de microcefalia foram registrados em Pernambuco. O crescimento no índice vem acompanhado de outro dado preocupante. Entre os dias 3 e 9 de janeiro, foram notificados 923 casos de dengue. O número representa um aumento de 40,92% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre 1º de agosto de 2015 e 16 de janeiro, a estatística de microcefalia já alcançou 1.306 notificações. Desse total, 506 (38,7%) atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera bebês com perímetro cefálico igual ou menor que 32 centímetros. Ao todo, 123 casos foram confirmados, vinte a mais do que no último boletim (divulgado dia 12), e 106 foram descartados - levando em consideração o resultado dos exames de imagem dos bebês. Nos casos de microcefalia, 68,2% das notificações envolvem meninas. Eles foram registrados em 112 cidades pernambucanas.  

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, já foram registrados cinco casos de bebês natimortos e quatro que vieram a óbito logo após o nascimento. Até o momento, nenhum dos casos teve, oficialmente, microcefalia como causa básica de morte. Duas das crianças eram do Recife, três de Ipojuca, uma de São Lourenço, uma de Bodocó, uma de Bom Jardim e uma de Petrolina.

Casos suspeitos - levando em conta gestantes que apresentaram exantemas na pele - já foram percebidos em 69 municípios em 548 grávidas. Seis mulheres já tiveram a confirmação de microcefalia intraútero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário