segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Socorro Pimentel cobra medidas para apurar e combater surto de microcefalia

Já são 141 casos da má-formação cefálica em PE neste ano. (FOTO/Roberto Soares)
Da Redação

A deputada Socorro Pimentel (PSL) propôs, na Reunião Plenária desta segunda (16), uma audiência pública para investigar o surto de microcefalia no Estado, no âmbito da Comissão de Saúde.  A parlamentar também cobrou mais ações que priorizem a assistência materno-infantil e o exame pré-natal, a fim de identificar o problema com antecedência e evitar novas ocorrências.

Segundo a parlamentar, este ano foram identificados 141 casos da má-formação cefálica no Estado, que faz com que os bebês nasçam com o crânio menor do que o considerado normal. O número é 15 vezes maior que a média registrada entre 2010 e 2014, de nove casos por ano, e pode estar relacionado às infecções de gestantes causadas pelo mosquito Aedes Egypt.

“Qualquer que seja a causa, o impacto socioeconômico desses casos para a família e para o Estado é imensurável, pois as crianças vão necessitar de acompanhamento constante, com fisioterapia e terapia ocupacional pelo resto da vida”, acrescentou Socorro Pimentel.

Diante do surto de microcefalia, o Ministério da Saúde decretou estado de emergência sanitária nacional e a Secretaria Estadual de Saúde lançou um protocolo de atendimento especial para esses casos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário