quarta-feira, 25 de março de 2015

O município de Araripina declarou estado de emergência

(FOTO/Fabrício Alencar)
Do Blog Revista Geral

O município declarou estado de emergência. Dois bairros da periferia do município de Araripina, no Sertão do estado pernambucano, foram alagados pela forte chuva registrada na madrugada desta quarta-feira(25). A enxurrada derrubou muros, destruiu casas e arrastou veículos. No bairro Cavalete, zona oeste, o Canal d'água que corte o bairro até despejar no lago São Pedro não suportou o volume e a forte da correnteza e estourou.

O nível da água subiu até a altura da janela das casas. Pessoas ficaram presas dentro das residências e foram resgatadas por vizinhos. — "Tirei uma menina pela janela. A água estava no pescoço dela e se ela não fosse salva rapidamente teria morrido afogada," relata um mãe de família ainda desesperada com o ocorrido. A tubulação da rede de esgoto também se rompeu com a fúria da água. Um veículo foi engolido por uma cratera que se formou durante a tempestade em uma das ruas mais castigadas pela catástrofe.


Cerca de quatro casas ficaram completamente destruídas, outras parcialmente, no Cavalete. O corpo de Bombeiros foi até o local horas depois, quando a situação já estava amenizada e isolou a área considerada de risco pelos agentes. Segundo informações não há registro de mortes e também não há número oficial de feridos. Segundo levantamento feito pelo Revisa Geral no Cavalete, aproximadamente duas famílias perderam móveis e objetos pessoais e estão desabrigados. — "Só deu tempo de pegar meus documentos e sair de casa com meus filhos," conta uma mulher que diz não ter pra onde ir e afirma que vai procurar assistência ao município. Móveis cobertos de lama estão espalhados pelas ruas. Para salvar eletrodomésticos como televisão e aparelho de som, as pessoas tiveram que colocar os objetos em cima de armários e geladeiras durante o temporal. — "Foram momentos de desespero. A gente ouvia muitos gritos das pessoas. Muitos se arriscaram para salvar a vida das outras pessoas que ficaram presas dentro de suas casas," narra os momentos de pânico a dona de casa Valéria Santos, 46 anos, ainda emocionada e chorando pelo ocorrido. CASAS SUBMERSAS No bairro Zé Martins, na zona leste, a situação ainda foi mais desesperadora. O nível da água chegou até o telhado em algumas casas. Famílias perderam tudo e não tem onde se abrigar. A destruição se alastra pelo centro do bairro, há muita lama nas ruas e carros-pipa fazem a limpeza das vias sem muito sucesso. O semblante das pessoas é de desilusão. Em quanto alguns choram outros impulsionam palavras de protesto contra o poder público e clamam por assistência. Secretários municipais e alguns vereadores, da base do governo e da oposição estão no local.


— "Nós queremos uma providência urgente do prefeito. Toda a população aqui do bairro está sofrendo, muitos aqui não tem pra onde ir e nem dormir hoje a noite. O que será dessas famílias daqui pra frente? Essas casas que foram atingidas devem ser indenizadas, nós queremos uma indenização do município por que muitos não tem condições de recuperar o que perdeu," desabafa um morador. Segundo a população, a pequena vazão d'água construída sob a avenida Perimetral é pequena e não foi suficiente para receber o fluxo de água, provocando assim, a enchente. O bairro fica em uma região baixa da cidade. Muitos veículos foram arrastados e estão sendo retirados através de tratores e colocados em um terreno próximo ao bairro. Equipes da prefeitura de Araripina estão no local e prestam assistência aos moradores. DESABRIGADOS Dezenas de famílias ficaram desalojadas e estão sem abrigo. Muitas pessoas perderam roupas e estão apenas com as peças do corpo. Falta água potável e alimento para o consumo. Dezenas de casas estão com a estrutura comprometida e devem ser evacuadas pelos bombeiros nas próximas horas. Colchões e lençóis se perdem entre a água e lama. Muitos objetos pessoais foram levados pela correnteza. A PREFEITURA Em nota, o prefeito do município de Araripina, Alexandre Arraes(PSB), diz que já convocou todas as Secretarias para dar assistência aos bairros e ruas atingidos pelo estrago provocado pela chuva que caiu na madrugada desta quarta-feira(25). Segundo o chefe do executivo municipal, os órgãos da Ação Social e Defesa Civil estão escalados para socorrer e abrigar as famílias que, temporariamente, estão impedidas de voltar para suas casas. — Estamos estudando uma forma de juntos, formarmos uma rede de solidariedade, em uma campanha para ajudar os araripinenses que tiveram problemas com essa tempestade — lê-se um trecho da nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário