segunda-feira, 14 de julho de 2014

Mesmo com queda, Segue infestação de dengue em Petrolina


Segundo o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em Petrolina, no Sertão pernambucano, caiu o índice de infestação de dengue. Os estratos feitos entre os dias 7 e 11 de julho, chegaram a 0,7 %, considerado de baixo risco. O registro é menor 0,8 % do que o último LIRAa que aconteceu em maio deste ano, com 1,5%.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretária de Saúde de Petrolina, Catarina Sulpino, com o término das chuvas houve, a diminuição dos focos de dengue no município. Contudo, a infestação continua alta em alguns bairros. “Os criadouros são encontrados dentro das próprias casas e percebemos que algumas comunidades não estão preocupadas com o combate do mosquito”, relata.
Embora tenha acontecido uma queda no índice geral, alguns bairros ainda permanecem com o número elevado, registrando 2.1% de infestação, com médio risco para epidemia. Nessa situação estão as comunidades da Vila Eduardo, Loteamento Vale Dourado, Vila Eulália, Dom Avelar, Pedra Linda, Vila Marcela,Vila esperança, Condomínio Vila Real e outras.
O LIRAa é feito das amostras de domicílios da Zona Urbana. Petrolina é composto por 13 estratos de análise. Os índices que vão até 0,1 % são de baixo risco,  de 1% até 3,9% médio e acima de 4% alto risco de infestação de dengue.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, de janeiro até julho, foram 1.390 casos notificados de dengue.

Do G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário